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AFRICA BAMBAATAA
ORAfrika Bambaataa, nome artístico de Lance Taylor (Bronx, Nova Iorque, 19 de abril de 1957) é um DJ, cantor, compositor, produtor e ativista estadunidense conhecido por ser líder da banda Zulu Nation. Além de ter inovado os paradigmas do electro, também é reconhecido como sendo o padrinho do Hip Hop por ter sido o primeiro a utilizar o termo e dar as bases técnica e artística para o "Hip Hop" formando assim uma nova cultura que se expandia nos bairros negros e latinos da cidade deAfrika Bambaataa, nome artístico de Lance Taylor (Bronx, Nova Iorque, 19 de abril de 1957) é um DJ, cantor, compositor, produtor e ativista estadunidense conhecido por ser líder da banda Zulu Nation. Além de ter inovado os paradigmas do electro, também é reconhecido como sendo o padrinho do Hip Hop por ter sido o primeiro a utilizar o termo e dar as bases técnica e artística para o "Hip Hop" formando assim uma nova cultura que se expandia nos bairros negros e latinos da cidade de Nova Iorque e que congregava DJs, MCs, Writers (grafiteiros), B.boys e B.Girls (dançarinos de Breaking). Carreira Nasceu e foi criado no Bronx e, quando jovem, fazia parte de uma gangue chamada Black Spades (Espadas Negras, em português), mas viu que as brigas entre as gangues não levariam a lugar nenhum. Muitos dos membros originais da Zulu Nation também faziam parte da Black Spades, que era uma das maiores e mais Completas
https://www.youtube.com/watch?v=9J3lwZjHenA
NUMBER ONE
HIP HOP ANOS 70 O INICIO
Grandmaster Flash
Poucos nomes se tornaram tão conhecidos pelos amantes da
música em todo o mundo quanto Grandmaster Flash. Ele não é apenas um dos
criadores do gênero musical chamado Hip-Hop e um fenômeno cultural musical
mundial, mas seu uso pioneiro dos toca-discos o torna o primeiro DJ a tocá-los
como um instrumento musical, ajudando assim a elevar o status de o DJ a uma
posição artística e magistral. Ele estava inventando e demonstrando
cientificamente tais métodos e conceitos que ele chamou coletivamente de “The
Quick Mix Theory” que englobava a técnica inovadora de “Cutting”, eventualmente
lançando as bases para o que ficou conhecido como “Scratching”, “Transforming”
e o primeiro a usar as pontas dos dedos para técnicas de vinil. Sua carreira se
estendeu do Bronx no início dos anos 1970 para todos os cantos do globo até a
data atual.
A carreira do DJ Grandmaster Flash começou no Bronx com
festas de bairro que foram essencialmente o início do que se tornaria uma
sensação global - o surgimento de um gênero musical. Ele foi o primeiro DJ a
colocar fisicamente as pontas dos dedos no corpo do vinil e manipulá-lo para
trás, para frente ou no sentido anti-horário, quando a maioria dos DJs
simplesmente segurava o disco pelas bordas, abaixava o braço de tom e o deixava
tocar. Esses DJs deixaram o braço de tom guiar sua música, mas Flash marcou o
corpo do vinil com giz de cera, caneta fluorescente e lápis de cera - e essas
marcações se tornaram sua bússola.
Ele inventou a Quick Mix Theory, que incluía técnicas como
double-back, back-door, back-spin e phasing. Isso permitiu que um DJ fizesse
música colocando as pontas dos dedos no disco e medindo suas revoluções para
fazer sua própria batida e sua própria música. O modelo do Flash cresceu para incluir
cuttin ', que, por sua vez, gerou arranhões, transformações, a Teoria do
Relógio e coisas do gênero. Ele lançou as bases para tudo que um DJ pode fazer
com um disco hoje, além de apenas deixá-lo tocar. Ele foi apelidado de
“Toscanini” dos toca-discos.
No inverno de 1975, um grande amigo e fã do Flash, Joe Kidd,
considerado um dos mais notórios gângsteres da Boston Road, rua do Bronx,
aproximou-se dele no final de uma festa no The Black Door, seu home base,
enquanto ele estava quebrando seu sistema de som e Joe Kidd disse: “Damn Flash,
você manuseia esses toca-discos como um Grande Mestre”. Flash parou de andar e
pediu ao amigo que repetisse o que acabara de dizer. Ele repetiu a declaração
e, nos dias seguintes, Flash pesquisou em todos os lugares, incluindo a
biblioteca pública, para pesquisar o significado da palavra Grande Mestre.
Pessoas notáveis da era dos anos 70 foram Bruce Lee, Grande Mestre de Artes
Marciais e Grande Mestre de Xadrez Efim Geller. Nas semanas seguintes, ele
repetiu para si mesmo: Flash — Grande Mestre — Flash, Flash — Grande Mestre —
Flash. Depois de repetir isso várias vezes, ficou claro para ele que agora
seria conhecido como Grandmaster Flash. Ele informou seu empresário na época, o
6'4”, Ray Chandler. Os irmãos Chandler foram os corredores número de Boston
Road.
No final dos anos 70, Flash iniciou outra tendência que se
tornou uma marca registrada em todo o mundo: dançarinos de break e MCs seguiram
Flash para as várias festas para rap/dançar em suas batidas contínuas. Em pouco
tempo, ele começou seu próprio grupo, Grandmaster Flash and the Furious Five. A
reputação deles cresceu em torno da maneira como o grupo trocou e misturou suas
letras com as habilidades incomparáveis de Flash como DJ e suas performances
acrobáticas - girando e cortando vinil com os dedos das mãos, pés, cotovelos e
qualquer objeto à mão.
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50 Anos de Hip Hop:
poO Hip Hop é uma cultura jovem, mas completa 50 anos de existência e tem sido um fenômeno mundial que ainda influencia muitos aspectos da sociedade, incluindo a música, o estilo, a dança e a moda. O Hip Hop surgiu no Bronx, em Nova York, nos Estados Unidos, no final da década de 1960 e, desde então, tem evoluído constantemente para se tornar o que é hoje. Neste artigo, vamos explorar a evolução do Hip-Hop e como ele se tornou uma das culturas mais influentes do mundo.
O Começo do Hip Hop
O Hip Hop surgiu como uma forma de expressão para os jovens
negros e latinos do Bronx que buscavam um escape das difíceis condições sociais
e econômicas da época. Em meio a uma sociedade cada vez mais dividida e tensa,
eles encontraram na música, dança e poesia um meio de se expressarem e de se
unirem. Grandmaster Flash, DJ Kool Herc, Afrika Bambaataa e Kool DJ Dee são
alguns dos pioneiros da cultura hip-hop que começaram a tocar música e fazer
festas no final dos anos 1970.
A Evolução do Hip Hop
Ao longo dos anos, o Hip Hop tem evoluído de diversas
formas, incluindo a música, a dança, a moda e a poesia. Na década de 1980, o
Hip Hop começou a ser mais aceito pelo público em geral, e os primeiros
artistas de Hip Hop começaram a ter sucesso comercial. Alguns dos mais
influentes artistas de rap dos anos 1980 incluem Run-DMC, LL Cool J e The
Sugarhill Gang.
Na década de 1990, o Hip Hop tornou-se ainda mais popular e
influente, e muitos artistas começaram a incorporar elementos de outros gêneros
musicais, como o R&B e o funk, em suas músicas. Para citar alguns temos
Tupac, Notorious B.I.G., Wu-Tang Clan, Public Enemy e Dr. Dre.
O Hip Hop Hoje
Hoje, o Hip Hop é uma das culturas mais influentes do mundo,
e seus artistas são celebridades internacionais. Artistas como Kendrick Lamar,
J. Cole, Cardi B e Nicki Minaj estão entre os mais respeitados e influentes
artistas do hip hop atual. Além disso, o Hip Hop tem sido incorporado em muitas
outras formas de arte, incluindo filmes, televisão e literatura. A moda e o estilo
do Hip Hop também têm influenciado a cultura popular, e muitas marcas de moda e
estilo de vida se inspiram no estilo.
As músicas mais influentes
Anos 70: o começo do Hip Hop
Os primeiros anos do Hip Hop foram marcados por músicas que
se concentravam principalmente nas batidas e na mensagem. Alguns dos artistas
mais influentes desta época incluem DJ Kool Herc, Afrika Bambaataa e
Grandmaster Flash. Algumas das músicas mais influentes desta época incluem
“Rapper’s Delight” do The Sugarhill Gang, “The Message” do Grandmaster Flash
and The Furious Five e “Planet Rock” de Afrika Bambaataa.
Anos 80: o auge do Hip Hop
Os anos 80 foram a época de ouro do Hip Hop, quando muitos
dos artistas mais influentes do gênero começaram a emergir. Alguns dos mais importantes
incluem Run-DMC, LL Cool J, Public Enemy e Beastie Boys. Algumas das músicas
mais influentes desta época incluem “Walk This Way” de Run-DMC, “Rock the
Bells” de LL Cool J, “Fight the Power” de Public Enemy e “Sabotage” dos Beastie
Boys.
Anos 90: a era do gangsta rap
Os anos 90 foram dominados pelo gangsta rap, um subgênero do
Hip Hop que se concentrava na vida nas ruas e nas dificuldades enfrentadas
pelas comunidades afro-americanas. Alguns dos artistas mais influentes desta
época incluem Dr. Dre, Tupac, Notorious B.I.G. e Snoop Dogg. Algumas das
músicas mais influentes desta época incluem “Nuthin’ But a G Thang” de Dr. Dre,
“California Love” de Tupac, “Juicy” de Notorious B.I.G. e “Gin and Juice” de
Snoop Dogg.
Anos 2000 e além: a diversificação do Hip Hop
Desde os anos 2000, o Hip Hop tem se diversificado e
evoluído para incluir uma ampla gama de estilos e subgêneros, desde o trap até
o conscious rap. Alguns dos artistas mais influentes desta época incluem Eminem,
Kendrick Lamar, J. Cole e Outkast. Algumas das músicas mais influentes desta
época: “Lose Yourself” do Eminem, “HUMBLE.” do Kendrick Lamar e “Ms Jackson” do
Outkast.
O Hip Hop é uma cultura vibrante e inovadora que tem
evoluído constantemente ao longo dos anos. De um pequeno movimento de jovens
negros e latinos no Bronx, o Hip Hop se tornou uma das culturas mais
influentes. Para saber mais, vale a pena assistir os documentários que
indicamos no artigo ‘Documentários imperdíveis sobre música na Netflix’ com a
temática do hip-hop.
FONTE: https://www.muzicado.com/50-anos-do-hip-hop-a-evolucao-de-um-movimento-cultural/rh
ttp://www.grandmasterflash.com/
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50 Anos de Hip Hop
Clive Campbell (16 de abril de 1955), também conhecido como Kool Herc e DJ Kool Herc, é um DJ jamaicano, considerado um dos fundadores "cultura hip hop" em razão do fato de que suas block partes (festas do bairro/bloco, em português) no bairro do Bronx em Nova Iorque terem estabelecido o formato e congregarem os elementos daquilo que depois viria a ser conhecido como "cultura hip hop". Sua reprodução de discos de funk, especialmente de James Brown, contribui para a cultura das gangues violentas do Bronx como para a popularidade emergente da música disco durante a década de 1970. Em resposta a reação dos dançarinos do país, Campbell começou a isolar a parte instrumental do disco - o "break" - e mudar de um break para outro constntemente
Enquanto DJ Kool Herc é considerado o pai da "cultura
hip hop", inclusive pela própria Universal Zulu Nation[1], que é a
organização fundada por Afrika Bambaataa que é considerado o
"padrinho" da cultura hip hop por ter sido o maior responsável pela
difusão do termo "hip hop" a partir do início da década de 80 ao
descrever aquilo que acontecia desde a década anterior.
A festa dada pelo DJ Kool Herc em parceria com sua irmã,
Cindy Campbell, em 11 de Agosto de 1973 na Avenida Sedgwick, 1520, é
considerada simbolicamente como a "data de nascimento" da cultura hip
hop e aquele endereço (1520 Sedgwick Ave) é considerado o local de nascimento
da mesma [2]. A Avenida Sedgwick 1520 é reconhecidamente [3] ponto turístico
obrigatório aos apreciadores de hip hop que visitam a cidade de Nova Iorque[4]
é um dos pontos de visita da Hush Tours. Em 2017 tal Avenida Sedgwick foi
oficialmente renomeada como Hip Hop Boulevard [5].
Nesta ocasião a TATS CRU, uma das mais reconhecidas crews de
graffiti do mundo fez em agosto de 2013 um mural de comemoração dos 40 Anos da
Cultura Hip Hop no Bronx e o antigo 5 Pointz (galeria a céu aberto de Graffiti)
também fez uma festa comemorativa [6]. No Brasil, a True School Crew[7] também
promoveu tal comemoração no evento Block' Out! Original Hip Hop[8] em 2013 com
a presença de Cincy Campbell e do DJ Kool Herc em pessoa. Em 11/08/2017 a
empresa Google lançou um "doodle" comemorativo dos 44 anos da Cultura
Hip Hop[9].
Usando dois turntables dos toca-discos dos aparelhos dos DJs, o estilo de Campbell levou ao uso de duas cópias do mesmo registro para prorrogar o break (sessão instrumental rítmica percussiva da música). Este breakbeat, que usava hard funk, rock, e percussões latinas, formou a base da música Hip Hop. As comunicações e exortações de Kool Herc levaram os dançarinos a procurarem um acompanhamento sincopado e com rimas faladas, que hoje é conhecido como rap. É creditado como o inventor dos termos b-boy e b-girl para os dançarinos de Breaking, vulgar e equivocadamente conhecido como breakdance. O estilo de Campbell foi rapidamente utilizado por artistas como Afrika Bambaataa e Grandmaster Flash.
O prédio situado na Avenida Sedgwick, nº 1520 é considerado o local de nascimento da Cultura Hip Hop
(birthplace of Hip Hop) por ali ter acontecido a lendária festa em 11 de agosto de 1973 que é considerada simbolicamente o marco inicial da Cultura Hip Hop. Clive foi o primeiro dos seis filhos de Keith e Nettie Campbell, tendo nascido em Kingston, Jamaica, no dia 16 de abril de 1955. Enquantro crescia, ouvia nas festas do bairro o barulho dos populares sistemas de sons, conhecidos como dancehalls. Mudou-se para Bronx, Nova Iorque em novembro de 1967. A criação da Cross Bronx Expressway por Robert Moses (concluída em 1963, mas a construção adicional continuou até 1972) tinha retirado milhares de habitantes do Bronx, principalmente das comunidades deslocadas da área principal, e levou ao uma "fuga branca" de pessoas de pele clara por serem desvalorizadas na região. Muitos proprietários de terra recorreram a incêndios, a fim de recuperar o dinheiro através de apólices de seguros. Uma nova cultura violenta de gangues de rua surgiu em 1968, e se espalhou crescentemente por todo o Bronx em 1973.
Campbell frequentou o Alfred E. Smith Career e o Technical
Education High School no Bronx, onde sua altura, estatura e o comportamento na
quadra levaram a seus companheiros o apelidarem de "Hércules". Ele
começou a fazer graffite com um crew chamado Ex-Vandals, onde usou pela
primeira vez o nome de Kool Herc.[10] Herc tentou convencer seu pai a comprar
uma cópia de "Sex Machine" (tradução: Máquina de Sexo), canção de
James Brown, a qual posteriormente seria alvo de uma das suas primeiras
mixagens.[11] Ele e sua irmã, Cindy, começaram a organizar festas de escola no
1520 Sedgwick Avenue, edifício da propriedade de sua família.[12] Seu primeiro
sistema de som consistia em dois toca-discos e um amplificador de guitarra.[11]
Com a afiliação dos clubes com a presença das gangues de rua, os DJs começavam
a tocar discos cada vez mais antigos e com aspirações diferentes, e os
comerciais de rádio solicitavam o restauro da comunidade antes do surgimento
das gangues.
FONTE:Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre